| 0 comentários

Evolução dos Letreiros parte 4.

Letreiro de DOTS (Digital )

:começou a ser fabricado na metade dos anos 90. O letreiro de DOTS é formado por matrizes e pontos em forma de círculos, elipses ou retângulos pintados de amarelo limão de um lado e preto do outro e viram conforme o necessário para formar uma palavra. Esses letreiros são sensíveis a vibrações, umidade e pó, então são mais vulneráveis a panes elétricas. Em meados do ano 2002 começaram a chegar letreiro de DOTS especiais, que conforme a claridade da iluminação interna muda de cor, saem do tom amarelo-limão para um tom alaranjado.

Letreiro de LEDS

os leds começaram a chegar perto dos anos 2000, com cores mais gritantes como o vermelho e com menos definição. Os letreiros de leds são formados por luzinhas especiais que tem uma emissão de claridade maior e que economiza menos energia para funcionar, essas linhas estão dispostas como matrizes no letreiro do ônibus. A definição do letreiro é definida pela distância entre os leds, quanto mais aproximado, mais definição tem o letreiro. Em seguida começaram a chegar mais cores diferentes para os letreiros, sendo implantados leds nas cores amarelo âmbar – mais conhecido como laranja e verde. Então surgiram os letreiros bi-colores, no qual o código da linha recebe uma cor diferente do resto do letreiro. Esse código pode ser de até 4 caracteres. E por último chega o mais novo letreiro com leds brancos, inovação da empresa Dimelthoz de letreiros eletrônicos. Com essa inovação também chegaram os efeitos nos letreiros, como deslizamento das palavras de cima para baixo, de baixo para cima, sumindo os pontos, aparecendo, rodando, deslizando da esquerda para direita e entre outras inovações como efeito de letreiro de pano e palavras quicando nos leds.


Outros tipos de letreiros usados nos anos 90 e que até agora alguns ônibus ainda possuem é o letreiro interno. São usados para passar informações para os usuários. Seria mais útil se virado para frente e passando informações do itinerário. 


Uma inovação que surgiu mas não foi adaptada foi o letreiro de cristal líquido, no qual sua aplicação é de alto custo. São formados por telas de lcd coladas lateralmente para que juntas possam formar um letreiro multicolor.

Comparação de funcionamento dos letreiros

Letreiro de DOTS
Letreiro de LEDS
Letreiro de LEDS bi-color
Letreiro de cristal líquido


Fonte : Via Circular

0 comentários:

Obrigado por comentar essa postagem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...